Diferenciação de plantas labeloides e trilabelos

Fernando Terra Manzan

Os termos labeloide e trilabelo geram muita confusão entre os cultivadores de orquídeas.

Por serem plantas geneticamente defeituosas e de florações geralmente instáveis, as plantas labeloides e as plantas trilabelos não podem ser classificadas como variedades, devendo ser classificadas quanto a forma que o colorido se apresenta nas flores, ou seja, poderão existir labeloides e trilabelos nas variedades alba, semi-alba, coerulea e em várias outras variações cromáticas, porém apresentando estas deformidades em qualquer uma delas.

Para iniciarmos a diferenciação destas plantas, usaremos o termo já estabelecido pelo dicionário Michaelis para a palavra labeloide.

  • labeloide

la.be.loi.de

(ói) (labelo+oide) adj Semelhante a um labelo. 

Colocamos como exemplo a Cattleya walkeriana labeloide "Marcelo Terra" TE, que apesar da grande instabilidade de suas florações, sempre apresenta pétala, e inclusive em algumas florações as sépalas, semelhantes à formação do seu labelo. Porém, apesar da semelhança, ainda são peças florais diferentes.


A palavra trilabelo significa que tem três labelos, ou seja, para se caracterizar como trilabelo a planta deverá apresentar além do labelo já existente na flor, mas dois idênticos, formados pelos lóbulos medial e laterais, no lugar das duas pétalas.

Como exemplo a Cattleya walkeriana trilabelo "Cavasini" CVSN, planta com florações estáveis e possui formação de três labelos idênticos, sendo dois no lugar das pétalas.