Mitos & Verdades - Cattleya walkeriana com bulbos bifoliados é suspeita de hibridação?

Fernando Terra Manzan

É comum encontrar colecionadores, principalmente iniciantes, preocupados com hibridação por notarem bulbos bifoliados em plantas da Cattleya walkeriana.

É perfeitamente comum encontrar plantas com um ou alguns bulbos bifoliados, inclusive em habitat onde a espécie não sofre pressão alguma de outras espécies de Cattleya. O município de Uberaba (MG) é um exemplo de região sem qualquer tipo de pressão e em diversos habitat encontramos várias plantas com um ou alguns bulbos bifoliados, conforme destacamos nesta primeira imagem de uma Cattleya walkeriana fotografada em um habitat em Uberaba (MG).

Matrizes históricas, sabidamente nativas, também possuem bulbos bifoliados, como exemplo a Cattleya walkeriana albescens "Itaguara", destacada nesta segunda imagem.

Também é muito comum encontrar bulbos bifoliados em plantas ainda pequenas, os chamados seedlings, tanto na natureza como nos feitos artificialmente em laboratório.

O contato com a espécie em seu habitat e a análise dessa interação é extremamente importante para o conhecimento destas particularidades,  e somente assim poderemos acabar com mitos como este que faz ligação de uma possível hibridação à ocorrência de bulbos bifoliados na Cattleya walkeriana.