Gráfico de introgressão com a Cattleya walkeriana

Fernando Terra Manzan

Neste primeiro gráfico destacamos a introgressão entre a Cattleya loddigesii e a Cattleya walkeriana, com alguns níveis de retrocruzamentos e o nome destes híbridos.

A hibridação introgressiva ou introgressão gênica é basicamente a inserção de um gene de uma determinada espécie no acervo genético de outra espécie através de repetidos retrocruzamentos entre estes híbridos e uma de suas matrizes primárias (espécies).

Devemos entender por híbridos, plantas originadas do cruzamento de diferentes espécies do mesmo ou de diferentes gêneros. Vale lembrar que, mesmo morfologicamente semelhantes a uma das espécies de origem, após sucessivas etapas de introgressão, uma vez hibridadas, estas plantas nunca mais serão consideradas plantas geneticamente puras, ou seja, uma espécie.

Em algumas culturas essa técnica proporciona grandes benefícios, mas nas orquídeas estes sucessivos retrocruzamentos entre os híbridos e a base dos seus cruzamentos, na maioria das vezes, acabam sendo feitos de forma dolosa, descaracterizando e vulgarizando as espécies.

Diante de todo exposto, a análise e o conhecimento destes gráficos acaba sendo extremamente importante no reconhecimento de características transmitidas por estas linhagens.

Neste segundo gráfico destacamos alguns níveis de introgressão entre a Laelia pumila e a Cattleya walkeriana.