Nomenclatura das Orquídeas

Fernando Terra Manzan

A palavra nomenclatura significa conjunto de vocábulos técnicos de uma ciência, usados para classificar algo, dando-lhe nome.

Com as orquídeas não é diferente e pode ser algo bem simples, desde que observados alguns detalhes muito importantes. Como exemplo da nomenclatura em espécies usaremos a Cattleya walkeriana var. alba "Rainha da Canastra".

Cattleya - primeira palavra do nome completo desta planta, sempre escrita em Latim, sempre iniciando com letra maiúscula, escrita em itálico e identifica o nome do gênero.

walkeriana - segunda palavra do nome desta planta, sempre iniciando com letra minúscula, escrita em itálico e identifica o nome da espécie. O nome da espécie na maioria das vezes tem sua origem no nome do seu descobridor, registrante ou mesmo local onde foi encontrada.

var. - esta é a abreviatura da palavra variedade, e vem sempre antes do nome varietal (classificação cromática) de cada espécie.

alba - palavra em latim, sempre iniciando com letra minúscula e é usada para identificar a variedade cromática, ou seja, a variedade do colorido das espécies.

"Rainha da Canastra" - são nomes estabelecidos por descobridores ou mesmo cultivadores, afim de diferenciar plantas do mesmo gênero, mesma espécie e mesma variedade através desse nome de clone ou cultivar. Este nome de clone ou cultivar poderá ser escrito em qualquer idioma, sempre com letras romanas, iniciando com letras maiúsculas e sempre entre aspas.

Com relação aos híbridos, podem ser interespecíficos ou intergenéricos.

Os interespecíficos são os cruzamentos entre diferentes espécies de um mesmo gênero, e como regra mantemos o nome do gênero e damos apenas o segundo nome ao híbrido. Um exemplo seria a Cattleya brabantiae, que é o cruzamento entre a Cattleya aclandiae e a Cattleya loddigesii.

Os intergenéricos são os cruzamentos entre espécies de diferentes gêneros. No cruzamento de até três gêneros usaremos os nomes dos três gêneros para identificá-lo. Um exemplo seria o cruzamento entre Brassavola, Laelia e Cattleya, ficando o primeiro nome Brassolaeliocattleya. No cruzamento de mais de três gêneros o nome não tem regra fixa e assim será identificado pelo nome do hibridador ou qualquer outro nome de sua escolha, seguido do sufixo "ara". Um exemplo é a Potinara, que é o cruzamento entre os gêneros Brassavola, Laelia, Cattleya e Sophronitis.