Genealogia

Fernando Terra Manzan

O conhecimento da completa e da correta genealogia das matrizes é extremamente importante, mas infelizmente não recebeu a devida importância nas décadas passadas, quando uma matriz de qualidade independia da sua genealogia.

A internet ajudou e tem ajudado bastante na divulgação e no conhecimento da genealogia das matrizes, muitas vezes guardadas à sete chaves por muitos colecionadores, fato esse que desapareceu com muitas histórias e hoje traz grandes problemas para a orquidofilia.

Atualmente, após a identificação de outras espécies em algumas linhagens da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana, a genealogia passa a ser peça fundamental na escolha de uma matriz ou mesmo de cruzamentos, e assim a corrida atrás de dados que completem verdadeiramente as genealogias até então incompletas ou mesmo inexistentes.

Além do grande problema que é a contaminação das espécies, a genealogia possibilita conhecermos e mapearmos os antepassados das matrizes, onde a sua análise ajuda a trabalhar a melhoria da forma técnica das matrizes e, principalmente, das suas variedades cromáticas.

Apesar de todo esse movimento sobre a importância da completa e da correta genealogia das matrizes, orquidófilos ainda se preocupam bem mais com a qualidade técnica das florações do que com a sua própria origem, fato que continua sendo um dos grandes problemas da orquidofilia.