Adubação

Fernando Terra Manzan

A adubação consiste em proporcionar todos os elementos necessários para as plantas, na quantidade necessária para o perfeito desenvolvimento e subsistência das mesmas.

Os adubos podem ser químicos ou orgânicos, e poderão ser constituídos de macronutrientes primários, macronutrientes secundários e micronutrientes.

- Os macronutrientes primários são nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

- Os macronutrientes secundários são cálcio (Ca), enxofre (S) e magnésio (Mg).

- Os micronutrientes são Boro (B), cloro (Cl), cobalto (Co), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo), níquel (Ni), sódio (Na), zinco (Zn).

NITROGÊNIO (N)

O nitrogênio é um elemento extremamente móvel dentro da planta e atua no crescimento e desenvolvimento da planta como um todo.

Por ser tão móvel dentro da planta, a deficiência faz com que a planta o retire nas partes mais velhas e o transloque para as partes mais novas, causando assim o amarelamento das folhas mais velhas.

Por atuar diretamente no crescimento da planta, a deficiência do nitrogênio pode causar perda no crescimento.

O nitrogênio faz parte da molécula de clorofila e sem ele a planta não realiza a fotossíntese.

FÓSFORO (P)

O fósforo é um elemento absorvido em grande quantidade pela planta e atua na respiração, na divisão celular, no armazenaento e na transferência de energia.

É essencial para a floração, formação dos botões florais e frutos.

A deficiência de fósforo causa coloração verde mais intensa mesmo quando a planta estiver bem exposta à luminosidade. A maturidade e o crescimento das plantas também pode ser retardado. O principal problema da falta do fósforo é uma floração fraca e pobre, com frutos fracos, pequenos e as sementes na maioria das vezes com baixo poder de germinação.

POTÁSSIO (K)

O potássio ajusta o equilíbrio de água na planta, melhora a rigidez e a robustez dos bulbos e enraizamento, transloca os metais pesados dentro da planta, melhora a textura das flores, aumenta a resistência contra as pragas, as doenças e principalmente as baixas temperaturas.

A deficiência de potássio resulta em folhas murchas e enroladas mesmo quando mais novas, chamuscadas ou queimadas em suas laterais e pouco enraizamento.

CÁLCIO (Ca)

O cálcio é considerado praticamente imóvel dentro da planta e tem como principal função a estruturação das mesmas.

A falta de cálcio provoca deficiência no crescimento radicular e folhas e flores com menor rigidez.

ENXOFRE (S)

O enxofre constitui os aminoácidos, provome a produção de enzimas, vitaminas e também ajuda na formação das sementes.

A deficiência de enxofre aparece primeiramente nas folhas mais novas e faz com que elas fiquem amareladas, logo após as deixam enrugadas e com bulbos finos.

MAGNÉSIO (Mg)

O magnésio é um dos principais elementos para a planta, pois é elemento central da molécula de clorofila, tendo sua principal função relacionada à fotossíntese.

Atua também na transferência de energia, em sentido único, das raízes até as folhas e por isso faz-se necessário o uso em tempo correto para corrigir a deficiência deste elemento.

As adubações nitrogenadas constantes à base de amônia ou às altas doses de potássio (K), podem levar à deficiência de magnésio (Mg).

BORO (B)

Considerado um elemento imóvel na planta, por isso a sua deficiência se manifesta nas partes mais novas ou em crescimento.

A sua deficiência provoca morte das gemas terminais, encurvamento das folhas novas e o ressecamento de suas pontas, ressecamento nas pontas das raízes, dificuldade de polinização, queda das cápsulas de sementes e sementes não viáveis ou com baixo teor de germinação.

Vale lembrar que o Boro em excesso pode ser extremamente prejudicial para a planta.

COBRE (Cu)

A planta utiliza o cobre como catalizador de algumas reações vitais, além da sua importância na formação da molécula de clorofila.

FERRO (Fe)

Um dos micronutrientes mais exigidos pelas orquídeas, é um elemento pouco translocável na planta, por isso os sintomas de sua deficiência aparecem principalmente nas folhas mais novas.

O ferro também está presente na formação da molécula de clorofila, além disso é importante transportador de oxigênio e ajuda a formar certos sistemas respiratórios das plantas.

MOLIBDÊNIO (Mo)

Responsável pela formação da enzima que reduz o nitrato em amônio. Sem essa redução a planta apresenta deficiência de nitrogênio.

Também está presente na transformação do fósforo inorgânico em orgânico.

A deficiência de molibdênio causa um amarelamento geral na planta, estando assim ligado à diminuição na absorção do nitrogênio.

ZINCO (Zn)

Nutriente pouco móvel na planta, o zinco é necessário para a produção de clorofila e também está envolvido com a produção de enzimas.

Sua deficiência causa excesso de brotação, onde estes em sua maioria não desenvolvem até a completa formação dos bulbos ou formam bulbos muito pequenos.