Imediatismo

Fernando Terra Manzan

A floração de um excelente e raro resultado de um dos nossos cruzamentos, a Cattleya walkeriana alba labeloide "Desejo Proibido" TE, fez com que retomássemos um texto importantíssimo, porém inútil aos olhos de parte dos orquidófilos.

O imediatismo é algo que não combina com a essência da orquidofilia, basta imaginar que da cápsula à floração das primeiras plantas de um lote são gastos, na melhor das hipóteses, 4 anos.

Há 20, 30 anos, a orquidofilia era constituída quase que exclusivamente por apaixonados pelas orquídeas. Brigas, discussões e problemas? Sempre existiram, mas os orquidófilos se apaixonavam pelas plantas, pelo cultivo, pela essência e não simplesmente pelo que as plantas poderiam lhes proporcionar financeiramente ou por status. Colecionadores perdiam o sono a espera de uma nova floração, levavam as plantas para dentro de casa e admiravam uma única flor por horas.

Em geral, essa paixão não se mostra presente na orquidofilia moderna, grande maioria das coleções atuais são formadas exclusivamente com base no quesito forma, onde detalhes extremamente importantes acabam sendo ignorados.

As aquisições são feitas, na maioria dos casos, como a constituição de um novo e excelente negócio, condicionadas à confecção de novos cruzamentos e não simplesmente pela beleza das plantas. Falamos isso com propriedade, pois diariamente recebemos perguntas como: "Estou iniciando agora e gostaria de saber se você teria duas coeruleas baratas em flor para que eu possa fazer um cruzamento?", outra clássica: "Se eu comprar esta matriz você me cede políneas daquela outra?", e outras várias perguntas, todas nesse sentido.

E nesse ritmo a essência da orquidofilia vem perdendo o sentido, onde a pureza de detalhes não vale nada diante da grandeza da forma duvidosa.
A constituição de qualquer modalidade de negócio está vinculada a dois itens importantíssimos, o gostar verdadeiramente do que se faz e conhecer a fundo todas as etapas deste novo negócio, porém a orquidofilia moderna banaliza e exclui estes princípios, onde a paixão e o conhecimento são deixados totalmente de lado.

A orquidofilia moderna não espera suas próprias florações e diante da importância da divulgação de uma nova aquisição nas redes sociais, acaba nem se preocupando e faz sua divulgação com fotos de terceiros. Outrora, essa mesma orquidofilia divulga e promete resultados de um cruzamento ainda nem fecundado.

A orquidofilia moderna não se preocupa em perder uma planta que luta e sente a formação de uma cápsula viável à germinação das sementes. Esperar que esteja pronta para formar a cápsula seria um, dois ou mais anos de atraso diante de um mercado dinâmico e exigente.

Diante de todo esse quadro ainda encontramos, entocados, alguns orquidófilos verdadeiramente apaixonados e que se apaixonam diariamente pela essência das orquídeas, sem pressa, simplesmente pelo cultivo, sem flores, sem cápsulas, que se apaixonam por pequenos detalhes em uma flor de forma ruim. Criticados, alguns destes guardam a sete chaves matrizes raras, as protegendo da atual vulgarização, onde tudo tem preço.

O dinamismo surge com a evolução, trazendo novas técnicas de adubação e cultivo, precocidade de florações através de novas técnicas de cultivo "in vitro" e várias outras inovações que beneficiam de forma extremamente positiva a orquidofilia moderna, mas infelizmente trouxe consigo o imediatismo, que como citado anteriormente, não combina com a verdadeira essência da orquidofilia.