Um pouco da nossa história

Fernando Terra Manzan

A história da marca mistura-se completamente com a história do adolescente que apaixonou-se por plantas agarradas em árvores nas margens dos rios da fazenda, trazendo algumas para a cidade e replantando-as em árvores pelo jardim, mas apenas em 1994, vendo uma destas plantas em flor em uma mangueira na entrada da casa, decidiu iniciar no cultivo.

Em 2002, não satisfeitos com a limitada forma de exposição e de pesquisa do conteúdo do blog Orquídeas Terra, nasce a ideia da criação do site. Nesse mesmo ano trabalhamos bastante na criação da nossa logomarca e no início de 2003 a primeira versão do site estava disponível, inicialmente apenas para a divulgação das nossas florações com as genealogias e as histórias das matrizes nativas, além da importante seção de matérias.

Com as matrizes expostas no site, recebíamos diversas mensagens solicitando cruzamentos, assim como divisões das matrizes expostas e assim surgiu a ideia de vincularmos a marca à produção e à comercialização de cruzamentos e divisões de matrizes selecionadas.

Desde então, naturalmente criamos um elevado padrão de qualidade não só na seleção e no cultivo das plantas mas, sobretudo, na elaboração dos cruzamentos, produzindo exatamente o que gostaríamos de ter na coleção. Hoje, dizemos aos amigos e clientes que eles compram exatamente o que queremos e fazemos para a nossa coleção.

Ao longo de mais de três décadas reescrevemos a história de espécies como a Cattleya walkeriana através de uma das maiores coleções de matrizes nativas, trabalhando-as geneticamente entre si e com outras matrizes de cruzamentos sabidamente sem contaminantes.

A paixão pelas orquídeas e a preocupação com o futuro das espécies fizeram com que a nossa coleção de matrizes nativas fosse preservada e ampliada sistematicamente com muita cautela, verificando a procedência das plantas e arquivando dados históricos de cada uma destas matrizes como o nome dos seus descobridores, o local e a época do achado.

Muitas destas matrizes vieram de antigas e confiáveis coleções, principalmente como de dois grandes amigos e mestres orquidófilos como o senhor Mário Arruda Mendes e o senhor Oswaldo Franchini, também apaixonados pela Cattleya walkeriana.

 

 

Eu e meu irmão Marcelo descobrimos algumas matrizes de renome, com destaque para a Cattleya walkeriana tipo "Karina" TE e a Cattleya walkeriana tipo "Lucas Terra" TE.

 

 

Atualmente, o nosso banco genético conta com mais de 500 diferentes matrizes nativas da Cattleya nobilior e da Cattleya walkeriana em todas as variedades cromáticas, entre elas matrizes consagradas, outras ainda desconhecidas e até exclusivas.

Com mais de 150 mil plantas nos mais variados tamanhos,  nos dedicamos ao cultivo visando o rápido crescimento e a precocidade das florações.

 

 

Precursores no melhoramento das albas através de matrizes nativas, de onde saíram ícones como a Cattleya walkeriana alba "Aurora Boreal" TE.

 

 

 

Também fomos precursores no melhoramento de algumas linhagens até então não trabalhadas como das semi-albas e das suaves, além de iniciar todo o trabalho de melhoramento genético com a Cattleya walkeriana tipo "Capelinha", inicialmente uma das nossas principais apostas, tornando-se ícone da espécie.

 

 

Uma história de transformação de sonhos em realidade, onde a evolução dos resultados ocorreu de forma natural.